O Chamado ao Amor

Posted on 07:29 | By Wagner Gama | In ,

Neste texto de hoje, vou tentar explicar em poucas palavras como a experiência do amor de Deus me atraiu para descoberta de minha vocação. Isto é bastante interessante visto que o chamado de Deus é diferente a cada pessoa, contudo a algo que existe em qualquer vocação e qual seja o chamado de Deus para uma pessoa. O Seu profundo Amor por nós. Seria necessário mais do que palavras para demonstrar o Amor de Deus, porém, parto do principio que meu intuito não é de esgotar o tema, pois o Espírito Santo é quem verdadeiramente nos dá testemunho do Amor. Quero apenas aqui partilhar meu testemunho pessoal e um pouco da minha experiência a respeito deste Amor.


A congregação para a Doutrina da Fé ensina que o Amor é a vocação fundamental do ser humano. Nós partimos de Deus, fomos criados sua imagem e semelhança (Gen 1,26). Deus é amor, diz São João na sua carta (I Jo 4,8), então a essência do homem só pode ser amor. Nascemos do Amor, para amar e para sermos amados. O homem não foi criado para o egoísmo, mais para o amor. Infelizmente conhecemos o pecado e isso nos distanciou do criador e deixamos de nos comunicar com Ele de forma intima (Gen 3,8). Porém em nenhum momento da historia Deus deixou de nos amar. Ao enviar seu filho a terra, Deus dá a prova definitiva do imenso amor Dele por nós. Jesus ao se encarnar, se faz homem como nós, exceto no pecado, para nos redimir e nos salvar da condenação da culpa do pecado original. A morte de cruz é a via de Cristo para a salvação do homem. Bendito madeiro que erguendo da terra o salvador deu-nos vida.

Nascido do amor e para o amor cada um de nós permanece na existência unicamente por causa do amor incondicional e misericordioso de Deus. Que não olha para o pecado do homem, mais para o pecador, que ao se arrepender se torna livre para responder ao chamado que Ele o faz. A resposta do homem ao chamado de Deus precisa ser na fé, pois diferente de nossas escolhas, o chamado de Deus é eterno. Precisamos estar convictos da foz do Senhor, pois será na escuta de sua voz que encontraremos a felicidade para toda vida. Neste caminho será também necessário algumas renuncias, que nem de longe se compara a imensa alegria de ser amado e escolhido por Deus. Não posso deixar de ressaltar que no trilhar da descoberta da vocação, a oração é caminho indispensável, pois é através dela que Deus comunicará o seu amor por nós.

Foi este amor que me atraiu e atrai a muitos que se deixa tocar por Ele. O homem só será feliz se descobrir que é em Deus que ele se completa. Os sofrimentos, as angustias, as depressões deste tempo se dão pela distância do homem para com Deus. A Paz tão esperada pela a humanidade não se dará por uma simples ausência de guerras, mais se dará pela abertura de cada homem ao Amor deste Deus, que no despertar de cada dia, nos ama de forma mais intensa e absoluta do que o dia anterior. Deus é o amor que envolve inteiramente nossa vida, e no qual precisamos nos perder para encontrá-lo cada dia mais. Não temos medo de pronunciar o nosso “sim”, mesmo diante dos desafios que Deus nos propõe na nossa vocação.

Comments (0)

Postar um comentário

Deixe um comentário!