Advento – Preparar nossos corações para receber Jesus

Posted on 17:39 | By Wagner Gama | In

Inicia-se mais um advento, um tempo de espera, uma bendita espera que se faz tão mais presente neste tempo! Fiquemos de sobreaviso, como o coração de quem espera por aquele que ama. Não com o temor, medo de ser surpreendido em falta, mas com uma intensa alegria de rever o Amado. É o que nos propõe a liturgia do Advento: que vigiemos, que nos preparemos para a chegada de nosso Deus.

"O Advento prepara-nos, de fato, para o encontro com aquele que era, que é e que continuamente vem. (Tertio Millennio Adveniente, 20)."


Ao contrario do que muitos pensam o advento não é uma preparação somente para o Natal, vivido como uma lembrança do nascimento de Cristo, mais principalmente é uma preparação para a Parrusia, a segunda e definitiva vinda de Cristo. Como Ele virá? Não podemos saber, mas a Igreja detentora da verdade e dos mistérios de Cristo nos ensina, de forma sábia, como nos preparar.
O evangelho deste início de advento fala da segunda vinda de Cristo. A primeira questão não é como estamos esperando por essa vinda, mas se estamos esperando por ela. Se a nossa preparação para o Natal fosse vivida somente como recordação da primeira vinda de Jesus ao mundo, a nossa relação com ele se distanciaria cada vez mais, uma vez que a pessoa de Jesus Cristo tenderia a ficar sempre mais relegada ao passado. O fato de o evangelho de hoje se iniciar com as palavras “A vinda do Filho do homem será…” (Mt 24,37) nos ajuda a entender que a preparação para o Natal está muito mais em vista da segunda vinda de Cristo do que da primeira; diz o Pe Paulo César Mazzi – Mestre em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Neste intuito a igreja nos alerta que nossa espera esteja diretamente ligada à virtude da Esperança, Esperança de voltarmos aos caminhos do Senhor, de transformarmos nossas vidas e de sermos guiados pela luz que guiou os pastores na 1ª vinda. Não tenhamos medo de nos deixamos conduzir por esta luz no sentido do nosso Salvador.

Comments (0)

Postar um comentário

Deixe um comentário!